sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Após viver "dor" da sucessão, Ypê planeja o futuro



Após a morte inesperada de seu fundador, há doze anos, quando uma chapa de aço caiu sobre sua cabeça quando consertava uma máquina na fábrica em Amparo (SP), os herdeiros da Ypê, uma das maiores fabricantes de sabão e produtos de limpeza do País, já prepararam o processo de sucessão.

Para muitas empresas familiares brasileiras, ao contrário, a transferência da companhia para as gerações futuras é assunto que costuma ser deixado para depois ou ainda é tratado como tabu.

“Um dia (11 de abril de 1998), encontrei meu pai e cinco minutos depois recebi a notícia de que ele havia morrido. Passamos por isso uma vez e não queremos passar pela dor da sucessão novamente”, afirma Júnior, de 45 anos, o mais velho dos três filhos de Waldyr Beira, o fundador da Química Amparo, razão social da Ypê.

Para auxiliar no processo de sucessão, os herdeiros da Ypê contrataram a consultoria especializada em empresas familiares Höft – Bernhoeft& Teixerira e a Fundação Dom Cabral.

Aos 65 anos, Ana Maria Veronezzi Beira, ou da Dona Ana, viúva de Waldyr Beira, continua ativa e ainda ocupa a presidência.

Fonte:economia.ig.com.br