domingo, 5 de julho de 2009

Se cuida Ciro Gomes, pois a luta lá em São Paulo num vai ser fácil...


Para analistas, Ibope mostra Kassab como opção tucana.


Pesquisa do Ibope publicada nesta sexta-feira, 3, pelo jornal O Estado de S.Paulo mostra que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), pode ser uma opção do PSDB para a disputa à sucessão estadual em 2010. Fiel ao governador José Serra (PSDB), Kassab pode ser cotado para compor uma aliança DEM-PSDB para o Palácio dos Bandeirantes, se outro candidato tucano alinhado ao governador não for viabilizado. A avaliação foi feita à Agência Estado pelos cientistas políticos Carlos Melo, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper, ex-Ibmec) e Humberto Dantas, conselheiro do Movimento Voto Consciente.

A pesquisa envolveu sete cenários e em dois deles Kassab venceria, sem outros candidatos do PSDB. Concorrendo com Paulo Maluf (PP) e Antonio Palocci (PT) o prefeito ficaria com 28% dos votos, ante 17% e 3% dos demais, respectivamente. Em uma segunda simulação, teria 22% dos votos ao concorrer com Maluf (17%) e a petista Marta Suplicy (14%). O ex-governador Geraldo Alckmin lidera as intenções de voto na pesquisa, com 42% a 51%, e poderia vencer no primeiro turno se a eleição fosse hoje. A base de apoio ao tucano, contudo, está fragilizada.

Apesar de liderar as intenções de votos, o ex-governador Alckmin pode não ter sua candidatura viabilizada, avalia Carlos Melo. A tendência, acredita ele, é Serra manter o controle político do Estado com alguém mais alinhado a ele. Apesar de compor o secretariado de Serra, Alckmin já entrou em confronto com o atual governador em eleições passadas. E a opção pode recair em Kassab.