terça-feira, 8 de julho de 2014

Estado inicia solenidades de posse dos professores na Crede de Crateús.



Os 2.508 professores concursados serão empossados a partir desta segunda-feira, dia 7, até o próximo dia 11, nos municípios que sediam as 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes). Localizada em Crateús, a Crede 13 recebeu  54 novos profissionais na manhã de hoje, durante cerimônia realizada com a participação do secretário adjunto, Idilvan Alencar. O presidente do Sindicato Apeoc, Anízio Melo, também esteve presente. Os professores foram aprovados no último Concurso Público realizado pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação (Seduc) e do Planejamento e Gestão (Seplag).

Idilvan Alencar deu boas-vindas e parabenizou a equipe que participou de um processo muito qualificado. Lembrou que a prova prática é uma inovação do Estado do Ceará e falou sobre os investimentos feitos até agora pela atual gestão para a melhoria do ensino e da aprendizagem. Além disso, ressaltou que 22 novas escolas profissionais serão construídas. “Das 22 EEEPs, três serão para os municípios de Ararendá, Crateús e Monsenhor Tabosa, sob a abrangência da Crede 13”, pontuou o gestor.

Amanhã, dia 8, às 8 horas e 9 horas, haverá posse de mais 391 profissionais, respectivamente, em Maracanaú e Tianguá.  As aulas das escolas públicas da rede estadual, na capital e no interior, começam no dia 14 de julho próximo. Os educadores atuarão nas disciplinas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Matemática, Física, Biologia, Química, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Libras.

Os professores terão a remuneração de R$ 2.546,08 por 40 horas de trabalho semanais, mais o auxílio alimentação mensal no valor de 220,00. As atividades de docência são divididas em 2/3 de efetiva regência e 1/3 nas atividades pedagógicas. Os professores já recebem a primeira remuneração no dia 1º de agosto.

O Ceará tem priorizado a forma de ingresso de profissionais na rede pública estadual de ensino por meio de concurso público de provas e títulos. O Concurso realizado em 2013 reuniu 37.315 inscritos, com uma classificação final de 2.997 professores. No Concurso de 2009, nomeou mais de 3.000 professores.

Atualmente, a rede estadual é responsável pelo atendimento de 500 mil alunos em 688 escolas. Do total de estudantes, 359 mil são do Ensino Médio.
Fonte:SEDUC