segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Qual seu Estilo de Liderança?

Estilo de lideranças segundo Daniel Goleman

1º o estilo coercivo
Este estilo, que força à concordância imediata, pode obter resultados positivos no curto prazo, mas deixa traumas profundos na organização em médio prazo. Algumas vezes, empresas contratam líderes com esse perfil para salvarem seus negócios. Eles até conseguem, mas não desenvolvem essa salvação por muito tempo, nem mesmo a dos próprios empregos. O caráter extremo das decisões tomadas pelo líder faz com que as pessoas sintam-se tão desrespeitadas que nem se dão ao trabalho de apresentar ideias. O seu sentido de responsabilidade acaba igualmente por se evaporar: incapazes de agir por sua iniciativa, perdem a responsabilidade pela sua performance.

2º o estilo autoritário
Dos seis estilos, este parece ser o mais eficaz, repercutindo-se em todos os aspectos do ambiente de trabalho. O líder autoritário é um visionário: motiva as pessoas, fazendo-as sentir que o seu contributo se enquadra numa visão alargada para a organização. Quem trabalha para estes líderes percebe que aquilo que faz interessa e por quê. Um líder autoritário define o fim a atingir, mas geralmente proporciona às pessoas espaço de manobra para agirem, dando-lhes liberdade para inovar, experimentar e correr riscos calculados. Mas é particularmente eficaz quando uma empresa se encontra à deriva. Um líder autoritário traça uma nova rota e conduz os seus colaboradores para uma visão renovada e de longo curso.

3º o estilo paternalista
Este estilo de liderança gira em torno das pessoas, valoriza os indivíduos e as suas emoções mais do que as suas tarefas ou objetivos. O líder paternalista luta para manter os seus empregados felizes e para que reine a harmonia entre eles. Ele gera através da construção de laços emocionais fortes e colhe os benefícios sob a forma de uma intensa lealdade. Este estilo possui igualmente um efeito extremamente positivo na comunicação.

4º estilo democrático
Ao despender tempo com as pessoas e com a análise das suas ideias, um líder democrático inspira confiança, respeito e empenhamento. Ele permite que os próprios trabalhadores tenham uma palavra a dizer nas decisões que afetam os seus objetivos e a forma como realizam o seu trabalho, estimulando a flexibilidade e a responsabilidade. Uma das consequências mais chatas é que as reuniões poderão se tornar intermináveis e alguns líderes democráticos usam este estilo para adiarem decisões cruciais.

5º estilo modelo
O líder modelo, além estabelecer elevados padrões de desempenho, dá ele próprio o exemplo. É obcecado em fazer as coisas melhor e mais rápidas e exige o mesmo aos que o rodeiam. O líder modelo frequentemente exige mais desempenho dos colaboradores. Se não estiverem à altura das exigências, serão substituídos por quem esteja. Este tipo de abordagem pode parecer que aumenta os resultados, mas destrói o ambiente. Muitas pessoas sentem-se esmagadas pelas exigências de excelência, o que tem efeitos prejudiciais na sua moral.

6º estilo treinador
Os líderes treinadores ajudam os colaboradores a identificar os pontos fortes e fracos e estimulam-nos a perseguir os objetivos pessoais e de carreira. Estes líderes encorajam os empregados a estabelecer objetivos de longo prazo e ajudam-nos a conceber um plano para atingi-los. No entanto, este estilo faz muito pouco sentido quando os empregados são resistentes à aprendizagem ou à mudança. E falha quando o líder não possui as capacidades necessárias para ajudar o empregado a progredir
Fonte:www.opovo.com.br