segunda-feira, 27 de junho de 2011

Corpo de Paulo Renato será enterrado nesta segunda-feira em SP



O corpo do ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza, morto na noite do sábado (25) aos 65 anos, será enterrado às 10h desta segunda-feira no Cemitério do Morumbi, em São Paulo.

Paulo Renato sofreu um infarto fulminante no hotel onde estava hospedado em São Roque, no interior de São Paulo.

Segundo seu filho, Renato Souza Neto, o tucano havia viajado a um resort e, na noite de sábado, dançava com uma amiga quando começou a passar mal.

"Sentiu tonturas, desmaiou e nos deixou", afirmou o filho. Segundo ele, a morte foi indolor e serena.

Além de Souza Neto, Paulo Renato deixa duas filhas que moram nos Estados Unidos e no México. Ambas estavam em Washington e embarcaram de volta para o Brasil para o enterro.

EDUCAÇÃO

Economista formado no Rio Grande do Sul, no Chile e em Campinas, Paulo Renato ocupou diversos cargos públicos e quadros em agências da ONU (Organização das Nações Unidas).

Antes de assumir o Ministério da Educação, foi durante quatro anos gerente de operações do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), em Washington. Seu trabalho mais destacado, no entanto, foi feito nos oito anos em que esteve à frente da pasta de Educação no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Ele ocupou o cargo entre janeiro de 1995 e dezembro de 2002.

Entre os grandes feitos do economista estão a expansão para todo o Brasil do programa bolsa-escola implantado por Cristovam Buarque no Distrito Federal. A política foi depois ampliada e consolidada como o Bolsa Família, uma das principais marcas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

É também na gestão de Paulo Renato a criação do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) e do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), um novo sistema de redistribuição dos recursos destinados ao Ensino Fundamental, hoje chamado de Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).
Fonte:www1.folha.uol.com.br