quinta-feira, 13 de maio de 2010

Metade dos prefeitos não tem curso superior


Pesquisa do IBGE sobre Perfil dos Municípios mostra ainda que quase metade dos prefeitos tinha sido reeleita


Homens, entre 41 e 60 anos, filiados ao PMDB, e com ensino superior completo são os perfis mais comuns entre os 5.565 prefeitos em exercício durante a pesquisa. Em todo o País, no entanto, 52,5% dos prefeitos não cursaram uma faculdade. Os dados fazem parte da pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros – Gestão 2009 (Munic), divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mostra do despreparo da burocracia municipal é o número de gestores em Saúde com formação na área: apenas 9,5% deles eram médicos e 14,2%, enfermeiros. Pelo País ainda existem secretários da Saúde, em 4,7% dos municípios, que não possuem ensino médio completo e 1% não terminaram o ensino fundamental.

Já o número de mulheres administrando os municípios aumentou. Pouco, mas aumentou: de 8,1% do total em 2005 (último dado) para 9,2%. A pesquisa destaca que o crescimento ainda é lento, apesar de mais da metade da população brasileira ser constituída por mulheres.

Vale destacar, porém, que o aumento ocorreu principalmente na Região Nordeste, que concentra o maior percentual de prefeitas: 51,2% do total. Em seguida vem o Sudeste, com 24%.

Fonte:ultimosegundo.ig.com.b