quinta-feira, 13 de maio de 2010

Curiosidades sobre a 2º copa mundo de futebol em 19 34.



- Concorrido
A primeira Copa do Mundo, no Uruguai, chamou a atenção de tanta gente que a segunda edição já precisou ter Eliminatórias divididas por regiões geográficas: no total, houve 31 países inscritos para as 16 vagas que estavam em jogo.

- Direito divino
As Eliminatórias, aliás, foram repletas de casos curiosos. Até a anfitriã Itália, por exemplo, precisou conseguir sua vaga no campo. Ou seja: pela primeira e única vez, houve risco de os donos da festa não participarem dela. Para alivio do departamento de propaganda estatal, os italianos marcaram 4 x 0 sobre a Grécia no San Siro, em Milão, e nem precisaram disputar a partida de volta, em Atenas: os gregos ficaram tão chateados pela goleada que desistiram da disputa.

- Invicto
O Brasil teoricamente também deveria ter disputado um confronto dentro da América do Sul para assegurar seu lugar na Copa do Mundo da Itália, mas, enquanto Bolívia e Paraguai estavam ocupados batalhando pela região do Chaco, nosso suposto adversário que havia sobrado, o Peru, acabou entregando a vaga por WO. O mesmo aconteceu com os chilenos, que desistiram da disputa com a Argentina.

- Bate-e-volta
Se para os brasileiros foi desagradável viajar tanto tempo para disputar uma só partida, o que dizer, então, dos mexicanos? A equipe pensava ter conquistado sua vaga ao derrotar Cuba na Eliminatória, mas quando chegou à Itália descobriu que os Estados Unidos haviam se inscrito na competição e que os dois países deveriam, então, jogar uma partida decisiva, em Roma, com a vaga em disputa. Os norte-americanos venceram por 4 x 2 e colocaram os mexicanos de volta no barco, para mais 6 mil e tantos quilômetros de viagem de volta.

- Geopolítica
Além de europeus e americanos, a segunda Copa do Mundo teve um ilustríssimo representante do resto do planeta: o Egito. O país se tornou o primeiro da África a disputar um Mundial – e o único até 1970, quando o Marrocos se classificou para a Copa do México. Para se ter uma ideia de como o mundo era outro naquele pré-Segunda Guerra: os egípcios chegaram à Itália via Jerusalém, depois de terem se classificado nas Eliminatórias com duas vitórias sobre... a Palestina!

- Troca-tapa austro-húngaro
O jogo bonito da Áustria era uma das grandes atrações daquele Mundial, principalmente depois de a equipe derrotar os italianos por 4 x 2, em Florença, quatro meses antes do torneio. Mas, nas quartas-de-final, o que chamou a atenção dos torcedores em Bolonha foi o grau de violência destemperada do duelo entre os austríacos e seus ex-colegas de império (e inimigos de guerra), os húngaros. A vitória por 2 x 1 foi definida na época por um jornal como “uma briga de rua”.


- É campione!
O ano de 1934 marcou o primeiro titulo mundial de futebol conquistado por um brasileiro. Filó, ex-Corinthians e Portuguesa, conhecido na Azzurra por seu sobrenome Guarisi, já jogava na Lazio quando decidiu naturalizar-se italiano. Ele se juntou a outros sul-americanos de origem italiana, como os argentinos Guaita, Orsi, Demaria e Monti. Os dois últimos, aliás, haviam disputado a final da Copa de 1930 com a Argentina antes de se juntarem aos campeões mundiais de 34.

- Pré-Pelé
Se você tem a impressão de já ter ouvido falar de Waldemar de Brito, mas não tem certeza de onde, saiba que provavelmente não foi por causa de sua participação na Copa de 1934. Waldemar tornou-se famoso mesmo duas décadas depois, quando, então técnico do Bauru Atlético Clube, foi o responsável por revelar para o Brasil um magrelinho habilidoso de apelido “Gasolina”. Convenceu os pais do garoto a deixarem-no tentar a sorte no Santos Futebol Clube e o resto é a história manjada do maior jogador de futebol de todos os tempos.