segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Time do Boa Viagem spot club



FUTEBOL – Enquanto a imprensa esportiva (?) se ocupa da boa campanha do Ceará e do vexatório desempenho do Fortaleza, ambos na série B, outros assuntos no pebol ocorrem, com importância porque refletem diretamente no campeonato estadual de 2010. É fato que, os dois principais times do Estado devem merecer o maior espaço, mas isso não significa que outros assuntos na área esportiva devam ser ignorados. E exatamente por isso dois assuntos interligados acabaram passando, digamos, despercebidos pela turma que cobre o futebol cearense.
FUTEBOL – A primeira diz respeito ao clube Boa Viagem. A agremiação tinha uma dívida de R$ 20 mil, que foi parcelada e teve apenas algumas prestações iniciais quitadas. O clube ficou inadimplente e o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) suspendeu-o preventivamente. Com a atualização, o débito está em torno de R$ 30 mil e não será mais concedido parcelamento. Ou seja, ou o Boa Viagem quita a dívida integralmente e em espécie ou será mantida a suspensão. A agremiação interiorana terminou o campeonato de 2009 na sexta posição e no segundo turno chegou a disputar as semifinais com o Fortaleza, sendo eliminado. Pelo regulamento, o último colocado dos dez times da primeira divisão seria rebaixado – no caso foi o Icasa, que paradoxalmente realiza espetacular campanha na terceira divisão do campeonato brasileiro e em 2010 estará disputando a segunda divisão – e três subiriam da segunda divisão, ampliando para doze o número de times na primeira divisão do próximo ano.
FUTEBOL – Caso a suspensão seja mantida – o caso até que não é tão grave, pois apesar do estado de penúria dos clubes interioranos, sempre aparece um “prefeito caridoso” para fazer cortesia com o chapéu do contribuinte – então serão quatro os “promovidos” da segundona. Mas é exatamente dessa divisão que vem o caso mais grave. Limoeiro e Guarani, respectivamente campeão e terceiro colocados, utilizaram jogadores inscritos após o prazo de inscrição. O caso envolve também a Federação Cearense de Futebol, que tem – ou tinha – como diretor de Registro e Transferência o coronel PM Raimundo Figueiredo. A FCF foi conivente com a inscrição fora do prazo porque liberou os atletas para serem utilizados.
FUTEBOL – As provas documentais são robustas. A oitiva de testemunhas já foi iniciada. A probabilidade que os dois clubes sejam apenados pelo TJD é muito grande. Em se confirmando a punição e mantendo-se a suspensão do Boa Viagem por inadimplência, disputariam a primeira divisão, vinda da segunda o Crato, Maracanã (Maracanaú), Uniclinic e o Tiradentes, esses dois últimos sediados em Fortaleza. Seria mais um escândalo dos muitos que assolaram a FCF. Na década de 90 foram declarados quatro campeões de um campeonato apenas. Há alguns anos o então presidente Fares Lopes determinou a abertura da Entidade num domingo para o recebimento de um ofício de um time, afirmando que não iria disputar uma partida, dentre outros fatos. Como se não bastasse a ameaça de não ter estádio para disputar jogos do campeonato em Fortaleza – Castelão será fechado para reforma e o Presidente Vargas, bom, esse espera pela boa vontade e decisão política da prefeita Luizianne Lins, coisa que ela não demonstrou nos últimos anos e provavelmente não demonstrará até o início de janeiro, quando começará o certame. Tempo para a recuperação da estrutura e instalações não há mais. Triste realidade do futebol cearense.