terça-feira, 9 de junho de 2009

A violência nas escolas

Digo sempre a meus colegas, que uma das mais dfíceis tarefas que pode existir hoje é a de educar. Educar um filho vai além de criá-lo. O que se conversa e se aconselha em casa, nem sempre é acolhido e praticado pelos jovens. Vivemos uma grave crise no momento. mas não é da crise financeira que estou falando, é sim da crise de valores; Onde o respeito, a solidariedade, a fraternidade, como outros valore já não possuem tanto espaço.
A violência é um problema sério que enfrentamos hoje. Jovens que buscam refúrgios para suas desilusões, acabam tendo na violência o reflexo de seu mundo. Mas, que mundo é esse que precisamos entendê-lo para, que possamos educa-los? Cada um de nós é capaz de nos arriscarmos e qualificarmos de acordo com nossos modelos mentais.
Que tarefa tão dificil a nossa de educador. Já que não educamos só os bonszinhos, pois a educação não deve-se dar pela exclusão.
Hoje na sala de aula o professor precisa fazer uma leitura sobre o educando. Mas não somente uma leitura quantitativa para identificar o que sabe ou não sabe. Mas uma leitura de vida.
Que Deus abençõe todos educadores nesta tarefa nem sempre facil.......