sexta-feira, 12 de junho de 2009

Oscar Niemeyer, um dos mais inlustres brasileiros


Após passar por uma bateria de exames, o arquiteto Oscar Niemeyer, de 101 anos, deixou, às 17h10 desta quinta-feira (11), o hospital Cardiotrauma de Ipanema, na Zona Sul do Rio.

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907) é um arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado. Ele tem sido exaltado pelos seus admiradores como grande artista e um dos mais importantes arquitetos de sua geração. Aqueles que não o admiram dizem que ele é vaidoso, frívolo e contraditório. Ironicamente, estes últimos deram-lhe a alcunha de "arquiteto oficial", graças ao seu grande prestígio junto aos políticos . Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília.


"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein"