segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Escola profissional de Pedra Branca retoma as aula hoje.


 As aulas na escola onde começou o surto de gripe A na cidade de Pedra Branca, Sertão Central do Ceará, vão ser retomadas nesta segunda-feira (28), segundo o diretor José Aurélio Gomes. De acordo com o diretor da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Antônio Rodrigues de Oliveira, na semana passada, o colégio recebeu atestados médicos de 56 alunos, que  presentaram sintomas similares ao da gripe A. As aulas estão suspensas desde quinta-feira (24).

A secretaria de saúde da cidade afirma que houve até quinta-feira 50 notificações (registros suspeitos) entre alunos da escola. O diretor clínico do hospital da cidade, Vitor Queiroz, informou ao G1 que, até 22h de sábado (26), foram 162 notificações da doença e 11 casos confirmados, após os exames. “Não tem porque paralisar as aulas”, disse o secretário de saúde do Ceará, Arruda Bastos, em em reunião na manhã de domingo (27) no hospital municipal de Pedra Branca. O encontro deste domingo reuniu representantes do estado e município para debater estratégias de prevenção e controle da doença na cidade.

A diretora administrativa do hospital da cidade, Geânia Landim, disse que funcionários responsáveis pela limpeza da escola receberam instruções do departamento de enfermagem para realizarem a pulverização dos móveis e outros ambientes que ofereçam riscos à saúde dos estudantes. A escola tem apenas dois funcionários que realizam esses serviços e o secretário Arruda Bastos ressaltou a importância de aumentar esse número para agilizar a prevenção.

O diretor geral da EEEP, José Aurélio Gomes, considera que possível prosseguir com as aulas sem por em risco a saúde dos alunos, “Isolamos o bebedouro e pedimos que cada aluno traga de casa a própria garrafa com água”, orienta. O titular da pasta de saúde do estado comentou também a importância do papel dos professores e coordenadores da instituição na prevenção. “O problema não está na escola. Se mesmo com todas as orientações, os pais permitirem que os filhos assistam às aulas apresentando sintomas, o professor deve barrar já na entrada da sala de aula”, afirma. Outras medidas citadas por Bastos para prevenir a proliferação na escola é evitar dividir lanches, o uso do ar condicionado e abrir as janelas das
salas de aula.
Fonte:G1/ce