quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ENEM. Rumores sobre vazamento ganham redes sociais.

Um suposto vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) provocou forte movimentação nas redes sociais ontem. Alguns usuários do Twitter e Facebook divulgaram fotos de uma apostila de revisão que teria sido distribuída por um colégio de Fortaleza poucos dias antes do exame. Nas imagens, 14 questões iguais ou muito parecidas às que foram aplicadas na prova do fim de semana.

Em poucas horas, o medo de que tenha havido novo vazamento no Enem transformou o assunto no tema mais comentado das redes sociais na cidade, segundo o site Trendsmap. O termo “questões” foi o mais citado, seguido por “gabarito” e “enem vendido”. No Facebook e no Twitter, o assunto revoltou estudantes, temerosos de uma eventual anulação do exame.

O POVO teve acesso a quatro apostilas com estas questões. Nelas, há 93 questões - entre elas, as 14 que provocaram polêmica. Não há logomarca de nenhum colégio ou cursinho. O material também não é datado, não sendo possível afirmar se ele foi realmente distribuído, se houve vazamento de itens das provas ou se se trata de alguma montagem.

Uma escola chegou a ser citada pelos alunos, como se tivesse sido a responsável pelo material. A direção do colégio negou categoricamente conhecer o caderno e ressaltou que a logomarca do colégio consta em todas suas apostilas . O POVO opta por não divulgar o nome do colégio por não haver qualquer elemento que o relacione ao caso.

A credibilidade do Enem foi arranhada em 2009, quando o Ministério da Educação identificou que realmente havia ocorrido um vazamento da prova. O medo de que uma nova falha volte a ocorrer tem se mantido na rede desde então. No domingo, por exemplo, houve rumores em Pernambuco e Brasília dando conta do tema da Redação enquanto a prova ainda estava sendo aplicada. Era boato.

Fonte:Jornal o povo