
Estão abertas as inscrições para participar do Projeto "Agentes de Leitura do Ceará - 2011". São 290 bolsas ofertadas, sendo 280 para Agente de Leitura, e 10 para Agente de Leitura Articulador. Cada Agente de Leitura trabalhará com 25 famílias, já cadastradas, como mediador de leituras. Já o Agente de Leitura Articulador funcionará como co-coordenador dos Agentes de Leitura, trabalhando em conjunto com os representantes municipais.
Para participar da seleção, os candidatos devem preencher um fómulario disponível na internet, depois entregá-lo junto com outros documentos no Setor de Protocolo da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, que fica na Av. General Afonso Albuquerque Lima, S/N, Cambeba.
E para Agente de Leitura Articulador são: cópia do RG, cópia do CPF, cópia do comprovante de endereço e declaração de residência fixa em um dos municípios beneficiados pelo edital, cópia da CNH, cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Superior em Ciências Humanas ou Ciências Sociais, reconhecido pelo MEC, currículo e comprovante de experiência e participação em atividades comunitárias.
A bolsa para Agente de Leitura é de R$ 400,00 mensais e para Agente de Leitura Articulador é de R$ 545,00 mensais.
Os 41 municípios beneficiados pelo Projeto são: Potiretama, Jaguaretama, Beberibe, Dep. Irapuan Pinheiro, Mombaça, Boa Viagem, São G. Do Amarante, Miraíma, Uruoca, Granja, Barroquinha, Chaval, Caucaia, Quiterianópolis, Parambu, Novo Oriente, Ararendá, Ipaporanga, Poranga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Tamboril, Graça, Coreaú, Moraújo, Senador Sá, Croatá, Salitre, Tarrafas , Araripe, Saboeiro, Potengi, Antonina do Norte, Santana do Cariri, Mauriti, Granjeiro, Altaneira, Porteiras, Assaré, Nova Olinda e Quixelô.
O Projeto, que existe desde 2006, é uma ação da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) junto ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). O objetivo é difundir o livro e a prática da leitura entre as comunidades, para que às pessoas possam ter acesso ao conhecimento. Este ano, o Projeto vai atender a 6.750 famílias.
Fonte:g1.com/ce