terça-feira, 30 de agosto de 2011

Aqui em Brasília..





Seminário de Educação profissional Técnica de Nível Médio Para a Saúde.

Durante o dia de hoje e amanhã, estará acontecendo aqui em Brasília um seminário com as instituições públicas do Brasil que oferecem cursos na área da saúde. Sua perspectiva é ampliar parcerias para a construção e desenvolvimento de políticas que resultem na ordenação da formação de recursos humanos para a saúde, estabelecido pela constituição federal (Artigo 200) como atribuição do Sistema Único de Saúde.

O ministro destacou A importância da formação e da qualificação contínua dos profissionais que atuam na área de saúde. “O campo da formação de profissionais de saúde de nível médio tem uma importância maior e ocupa lugar estratégico na consolidação do SUS, diferentemente do que aconteceu, no país, em outros momentos. Hoje, formar e qualificar estes profissionais é uma das estratégias para se garantir uma assistência de qualidade no SUS”, declarou o ministro. O encontro conta com a participação de representantes dos trabalhadores, dos ministérios da Saúde e da Educação, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), de instituições de ensino públicas e filantrópicas, das secretarias estaduais e municipais de saúde e da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS).

Os temas do seminário são discutidos em mesas redondas e palestras. Entre eles, as perspectivas da educação técnica de nível médio em saúde, as diretrizes nacionais voltadas para a área e estratégias para a ampliação da oferta de cursos profissionais técnicos. “Pretendemos ampliar as parcerias para aumentar a oferta de vagas nas escolas públicas e filantrópicas que oferecem cursos nas áreas de saúde para os trabalhadores do SUS”, explica a coordenadora-geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Clarice Ferraz.