terça-feira, 16 de novembro de 2010

Tailândia extradita suposto traficante de armas para os EUA



A Tailândia extraditou nesta terça-feira para os EUA o russo Viktor Bout, 43 anos, acusado pelo governo americano de ser um dos maiores traficantes de armas do mundo. Preso em Bangcoc em 2008, em uma operação conjunta entre EUA e Tailândia, Bout tentava evitar a extradição com a ajuda do governo russo, que considerou a ação tailandesa "ilegal".

"A extradição ilegal de V.A. Bout foi resultado de pressão política sem precedentes dos Estados Unidos", afirmou o Ministério de Relações Exteriores russo, em comunicado. "É profundamente lamentável que as autoridades tailandesas tenham cedido à pressão política do exterior e realizado essa extradição ilegal", disse o ministério, acrescentando que a Rússia continuará dando apoio a Bout.

A chancelaria russa vinha dizendo que a extradição poderia abalar as relações entre Moscou e Washington. A Justiça tailandesa já havia autorizado a medida, mas o Poder Executivo poderia barrá-la se entendesse que isso seria nocivo para as relações internacionais.

Um advogado de Bout disse que a extradição foi uma violação das garantias processuais, já que o acusado aguardava um novo julgamento na Tailândia. Bout declarou no passado que as acusações contra ele são uma "fantasia norte-americana" e insistia ser um empresário inocente. Suas finanças e deslocamentos eram alvo de várias sanções dos EUA e da ONU.

Uma autoridade tailandesa disse que a extradição de Bout não deve abalar as relações do seu país com a Rússia. "É um dilema político para a Tailândia, mas devemos nos ater ao devido processo judicial", disse Thawil Pliensee, secretário-geral do Conselho Nacional de Segurança do país. "Acho que a Rússia irá entender.
Fonte:ultimosegundo.ig.com.br