domingo, 3 de outubro de 2010

Pesquisa dá vantagem a Cid.

Os números do Ibope apontam para uma decisão sobre o futuro governante cearense já no dia de hoje

O eleitorado do Estado do Ceará escolherá, hoje, o seu 45º governador desde a proclamação da República brasileira, em 1889, além de dois senadores, 22 deputados federais e 46 deputados estaduais. Com o governador será eleito o vice-governador. A decisão sobre a condução do Poder Executivo estadual e a representação nas Casas legislativas nos próximos quatro anos (os dois senadores serão eleitos para um mandato de oito anos) está nas mãos de 5.881.584 eleitores que, segundo a Justiça Eleitoral, estão aptos a votar, nos 184 municípios cearenses. Este mesmo contingente, que representa 4,331% do eleitorado brasileiro, contribuirá na eleição para presidente e vice-presidente da República.

Para que as disputas aos cargos de governador do Estado e presidente da República se defina na eleição de hoje, é necessário que algum dos postulantes alcance a metade (50%) mais um dos votos válidos. Caso contrário, o eleitorado terá que ir novamente às urnas no dia 31 de outubro deste ano, para votar no segundo turno.

Para todo o Estado, a Justiça Eleitoral irá disponibilizar um total de 21.055 seções eleitorais e 6.906 locais de votação nos 184 municípios do Estado. É bom lembrar que a votação terá início às 8h e se encerrará às 17h. Este é o mesmo horário de funcionamento das seções designadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o funcionamento das mesas receptoras de justificativas que estão presentes em três municípios: 6 seções em Fortaleza, uma em Jijoca de Jericoacoara e uma em Aquiraz.

Nestas eleições, há algumas novidades, dentre as quais se destacam três: a exigência de um documento com foto na hora da votação, a inserção do voto por meio de identificação biométrica do eleitor e a possibilidade de os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral, hoje, votarem para presidente da República nas capitais dos estados brasileiros.

A biometria será testada pela primeira vez, neste pleito, em alguns municípios de todos os estados brasileiros. Aqui no Ceará, apenas um deles testará a novidade: Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. O eleitorado de lá, um total de 24.680 cidadãos, será habilitado a votar na seção, por meio do reconhecimento de suas impressões digitais. No Brasil, mais de 1 milhão de eleitores testarão a novidade. A meta do Tribunal Superior Eleitoral é que até 2017, o sistema que garante maior segurança à identificação do eleitor esteja em funcionamento em todas as seções eleitorais.

A possibilidade de votar em trânsito para presidente da República nestas eleições ensejou um acréscimo superior a três mil eleitores na Capital cearense. Ao todo, 3.366 eleitores cujos domicílios estão em outras cidades votarão em Fortaleza, só para o cargo de presidente. Foram apontadas 13 seções na cidade para este tipo de votação. Só poderão votar em trânsito, entretanto, os eleitores que se cadastraram junto à Justiça Eleitoral no período compreendido entre 15 de julho e 15 de agosto.

Cidades

De 2006 para cá, o Ceará teve um incremento de 520.003 eleitores, passando de 5.361.581 para 5.881.584. O maior colégio eleitoral do Estado é Fortaleza, com 1.588.732. Bem atrás, aparece com o segundo maior eleitorado, o Município de Caucaia, na Região Metropolitana. Lá são 178.032 votantes. O terceiro colégio é Juazeiro do Norte, na Região do Cariri. Lá estão aptos a votar 157.244 cidadãos. Os maracanauenses formam o quarto maior contingente de eleitores no Estado. Eles são, ao todo, 135.512. O maior município da Região Norte é Sobral que detém, consequentemente, o maior número de eleitores daquela área: 124.111. Este corresponde ao 5º maior eleitorado do Estado.

Crato, com 81.184; Itapipoca, 77. 728; Iguatu, 68.621; Maranguape, 67.477; e Crateús, 56.451, completam a lista dos maiores eleitorados do Estado. Sé estes 10 municípios concentram 2.769.768 eleitores, ou 47% do total. O restante do eleitorado, 3.111.816, está dividido nos demais 174 municípios do Estado.

Governantes

Nesta campanha eleitoral, sete candidatos a governador apresentaram seus nomes ao eleitorado cearenses: Cid Gomes (PSB), Francisco Gonzaga (PSTU), Lúcio Alcântara (PR), Marcelo Silva (PV), Marcos Cals (PSDB), Maria da Natividade (PCB) e Soraya Tupinambá (PSOL). Eles buscam ocupar o espaço do 45º governador.

Até hoje, já houve 44 governadores, incluindo Francisco Aguiar, que assumiu o Governo por indicação da Assembleia Legislativa pelo período de quase três meses, em 1994, quando o então chefe do Executivo, Ciro Gomes, renunciou ao cargo para ser Ministro da Fazenda do presidente Itamar Franco.

Deste, apenas um grupo seleto de cinco governadores dirigiram o Estado do Ceará por mais de uma oportunidade, dentre eles, Virgílio Távora e o hoje senador Tasso Jereissati.
Fonte.Diario do nordeste