segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Programe-se para a visita do Censo 2010


O governador Cid Gomes foi o primeiro no Ceará a responder ao questionário do Censo Demográfico 2010. As visitas dos recenseadores começam hoje e só terminam em outubro. É possível entrar em contato com o IBGE para programar o melhor horário.

Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começam hoje a aplicar o questionário do Censo Demográfico 2010. Ontem, para lançar oficialmente a pesquisa e incentivar os brasileiros a colaborar, governadores de todo o País foram os primeiros a receber os recenseadores. Cid Gomes respondeu às perguntas na Residência Oficial do Governo do Estado.

O encontro estava marcado para às 9h30min. Cid chegou duas horas depois, vindo de helicóptero de Sobral. Posou para fotos, mas avisou que não falaria com a imprensa. De acordo com sua assessoria, o governador estava cansado e ainda tinha pela frente o primeiro debate da campanha, que aconteceria no fim da tarde, na TV União.


Censo 2010

A entrevista para preencher o questionário básico, com 37 perguntas, dura em média 40 minutos. “A pessoa pode entrar em contato para agendar o melhor horário. Se for mais fácil no local de trabalho, o recenseador vai até lá”, explica Denys Frota, coordenador do Censo nos bairros Aldeota, Meireles, Praia de Iracema, Dionísio Torres e Joaquim Távora.

Em cada cidade, 5% da população pesquisada responderá ao questionário do tipo “amostra”. Ele contém as mesmas questões do básico, mas detalha cada variável. São 170 perguntas. “Não quer dizer que o pesquisado vai responder a todas elas”, explica a coordenadora técnica do Censo 2010 no Ceará, Ana Eugênia Ribeiro de Almeida.


Os recenseadores utilizam um computador de mão chamado PDA para registrar as respostas. As informações armazenadas são transmitidas para um computador em um dos 29 postos de coleta montados em Fortaleza, de lá são enviadas para Salvador - polo do Censo no Nordeste - e por fim chegam ao Rio de Janeiro.


Fonte:opovo.uol.com.br