domingo, 29 de agosto de 2010

No aniversário de Aleijadinho, conheça episódios de sua infância.



Envolta em mistérios, a vida do artista Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, gera discussão até hoje.

Nascido no dia 29 de agosto no provável ano de 1730 (não há registros oficiais quanto a data, e alguns optam por 1738), o escravo, gênio ou figura mítica da cultura popular brasileira foi eternizado por suas esculturas produzidas no Estado de Minas Gerais.

Antônio, o "Aleijadinho" viveu há muito tempo na época em que o Brasil era colônia de Portugal, em Vila Rica, que depois levaria o nome usado ainda hoje, de Ouro Preto. Antônio só recebeu o apelido quando adulto, por conta de uma doença muito séria que entortava seus dedos e deformava seu rosto.

O menino era filho de seu Manuel Francisco Lisboa, um arquiteto português que trabalhava com diversas construções, como igrejas e casas. Sua mãe era uma escrava, e por isso ele era escravo também (eram as leis da época). Seu Manuel acabou, ora pois, libertando mãe filho, e depois o levou para morar com ele e a mulher Antônia.

"Quando seu Manuel trabalhava em sua loja de marcenaria, fazendo projetos para construir casas e igrejas, Antônio ia junto. Ficava sentado, bem perto, olhando o pai pegar o grafite e desenhar a parte da frente de uma igreja: a mão subia e depois descia com um traço fino", retrata a obra.
Fonte:www1.folha.uol.com.b