quarta-feira, 16 de junho de 2010

Lá em Itatira, parece que tudo está voltando ao normal.



Pois é. O fenômeno que assustou a população de Itatira e trouxe anormalidade a alguns lares parece acalmar e dar espaço a uma rotina peculiar a esta cidade interiorana. Foi emancipada em 1955 onde foi desmembrada do município de Quixeramobim e que chamou-se primitivamente de serra da Samambaia, tem população segundo senso de 1999 de 14979 habitantes, onde os mesmos viram-se na televisão recentemte, por conta de fenômenos "estranhos" acontecido na localidade de Cachoeira. E agora surge a dúvida: É um fenômeno espiritual ou um surto psicótico? Alunos da escola dizem que viram o espírito de um colega morto e até conversaram com ele. Os jovens entraram em uma espécie de transe e foram levados à emergência de um hospital da cidade de Canindé.
Desde o começo do mês, alunos de 12 a 19 anos dizem que entram em transe durante as aulas. Eles se debatem, desmaiam e dizem que acabaram de ver o espírito de um ex-aluno, que morreu há sete anos.
Em um só dia, 25 alunas foram levadas a um hospital, em Canindé. O médico Pedro Thiago da Frota diz que elas chegaram apresentando histeria, gritando, se debatendo e com comportamento agressivo.
Alunos e professores se recusam a voltar para a escola. As aulas foram suspensas.
O padre Hélio Correia, que também é parapsicólogo, fez uma palestra para explicar aos alunos o que está acontecendo. Para ele, o fenômeno é uma histeria coletiva. "De repente, uma surtou e isso contagiou as demais garotas", comentou.
O psiquiatra Adalberto Barreto diz que a histeria coletiva tem uma explicação científica. "Esses fenômenos acontecem em contextos em que há muita tensão, sofrimento não-verbalizado", afirmou.
Fonte:www.muraldavila.com.br(com adaptações)