terça-feira, 22 de junho de 2010

Fortalezenses bebem mais

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas vem crescendo entre os brasileiros e os cearenses também. É o que revela a pesquisa publicada, ontem, pelo Ministério da Saúde, indicando que, em âmbito nacional, a proporção de pessoas que declaram consumir abusivamente álcool cresceu de 16,2% da população, em 2006, para 18,9%, no ano de 2009.

Já na Capital cearense, o estudo aponta um índice de 21,7%, quando, na pesquisa anterior, relativa a 2007, esse percentual era de 19,3%, ou seja, Fortaleza registrou uma elevação de 2,4 percentuais no universo de pessoas que relataram uso exagerado de bebida.

Caracteriza-se consumo excessivo de bebida alcoólica cinco ou mais doses na mesma ocasião em um mês, no caso dos homens, ou quatro ou mais doses, entre as mulheres. Esse tipo de ocorrência é mais comum entre pessoas do sexo masculino. Tanto que, no ano passado, 28,8% dos homens e 10,4% das mulheres beberam além do limite considerável tolerável no País. Os dados fazem parte da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). E o que é pior: consumo de bebida é fator de risco para acidentes de trânsito, violência e doenças.
Fonte:diariodonordeste.globo.com