sábado, 1 de maio de 2010

Título de Cidadania para São Francisco


Canindé. O Projeto de Decreto Legislativo 003/2010 apresentado no Plenário da Câmara Municipal de Canindé, pelo vereador Francisco Ferreira Justa, conhecido como Chico Justa, está causando uma grande polêmica na cidade. A razão é que o projeto quer dar título de cidadão canindeense a São Francisco das Chagas (Giovanni di Pietro di Bernadone).

Para o pastor João Feitosa Amaro Pereira, 48 anos, "São Francisco já é um filho de Canindé por natureza, mas eu não posso me aprofundar porque sou evangélico. Eu era presidiário, mas dediquei minha vida a essa terra, porque quando estive a disposição da justiça, minha mulher ganhou a vida vendendo as imagens do santo".

O nome do santo está em todos os locais: farmácia, bodegas, sapatarias, açougues, mercantis, avenidas, carros, bebidas, hotéis, pousadas. Além disso, é um costume na região colocar São Francisco como padrinho de batismo dos filhos, inclusive, o vereador autor do projeto é afilhado do santo. Chico Justa irá a Roma pedir apoio aos dirigentes das ordens franciscanas. "Sou fiel e devoto desse santo, que já é de fato um cidadão canindeense, faltando apenas o reconhecimento de uma Lei, tarefa essa da Câmara Municipal, disse ele.
Fonte:diariodonordeste.globo.com