segunda-feira, 24 de maio de 2010

Escolas de Nova York têm autonomia para gerenciar verbas e contratar professores



Diretores de colégios do Bronx, bairro mais pobre de Nova York, ganharam autonomia para determinar o uso do dinheiro, contratar e afastar professores. Em compensação, todas as escolas são avaliadas e precisam mostrar resultados. Se forem bons, há recompensas financeiras, inclusive bônus nos salários.

Com as mudanças, que começaram a ser implementadas pelo prefeito da cidade, Michael Bloomberg, as taxas de conclusão do ensino médio, após uma década de estagnação, cresceram de 51% em 2002 para 68% em 2009. Em casos negativos, a escola pode ser até fechada, destino já dado a 91 dos 1.600 estabelecimentos da rede.

A experiência de Nova York mostra, no entanto, que mais difícil do que fechar escolas é demitir professores. A prefeitura aumentou o quadro de advogados para acelerar processos e tentou uma medida radical: docentes com rendimento insatisfatório ou acusados de graves violações eram afastados, mas obrigados a comparecer a salas administrativas onde não recebiam função nenhuma.
Fonte:www1.folha.uol.com.br