terça-feira, 18 de maio de 2010

Celulares poderão ter nove dígitos em todo país em 2015



Os celulares poderão ter nove dígitos em todo o Brasil em 2015. A proposta consta de consulta pública aberta nesta terça-feira pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
O objetivo da medida é oferecer uma maior quantidade de combinações possíveis, uma vez que, com o crescimento do mercado, as combinações atuais estão acabando.
O problema é mais grave na cidade de São Paulo, onde até o final do ano não deverá haver mais combinações disponíveis para novos usuários de celular. Na semana passada, a Anatel já tinha informado que estudava adicionar dois dígitos aos números de telefones celulares da cidade de São Paulo e de sua região metropolitana.
Nesse caso, a agência deverá determinar a adoção de um novo código de área (10), que deverá ser discado antes dos oito dígitos normais das novas linhas, mesmo nas ligações locais.
Além disso, para os celulares que já estiverem em operação da data da adoção da medida, na cidade de São Paulo, será obrigatório usar o código atual da cidade de São Paulo (11), inclusive nas ligações locais.
De acordo com números da agência reguladora, existiam 45,5 milhões de telefones celulares no Estado de São Paulo em março deste ano, o que equivale a 25,4% do total do país. No mesmo mês do ano passado, São Paulo tinha 38,9 milhões de celulares. Em 12 meses, o crescimento foi de aproximadamente 17%.
Fonte:www1.folha.uol.com.br