segunda-feira, 13 de julho de 2009

Menino de 9 anos é a 3a morte por gripe H1N1 no Brasil

O Rio Grande do Sul registrou a terceira morte por gripe H1N1 no Brasil, informou o Ministério da Saúde nesta segunda-feira.
A vítima, um menino de 9 anos da cidade de Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, contraiu a doença do irmão, que havia sido infectado por um professor que esteve na Argentina, segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.
O menino possuía problemas neurológicos crônicos, fator de risco para o agravamento da doença, informou o ministério.
A morte ocorreu no dia 5, mas só agora exames confirmaram a contaminação pelo vírus H1N1.
De acordo com o último boletim sobre registros da doença no país, divulgado pelo Ministério da Saúde na sexta-feira, há 1.027 casos confirmados no Brasil.
Segundo o ministério, a letalidade da doença no país é de 0,29 por cento.
"O ministério lamenta a ocorrência do terceiro óbito e reitera que todas as medidas vêm sendo tomadas... para diminuir a disseminação da doença e oferecer tratamento ágil em sua rede pública a todos que necessitem", disse nota do ministério.
O Rio Grande do Sul é o segundo Estado brasileiro com maior número de casos da nova gripe, com 129 registros, atrás apenas de São Paulo, que teve 457 confirmações.
A primeira morte da gripe H1N1 no país também foi confirmada no Rio Grande do Sul, no mês passado. O paciente, um caminhoneiro de 29 anos, havia passado sete dias na Argentina.
A confirmação da segunda morte causada pelo vírus no Brasil foi na sexta-feira, no Estado de São Paulo.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde paulista, não se sabe como a vítima, de 11 anos, contraiu a doença, já que não houve relato de contato com pacientes infectados ou viagem ao exterior.