quarta-feira, 1 de julho de 2009

curiosidades

A mais antiga cidade brasileira
A cidade mais antiga do Brasil é São Vicente, no litoral paulista. Foi fundada por Martim Afonso de Souza em 1532, quando Portugal começou efetivamente a colonizar o Brasil porque aqui precisava implantar a produção de açúcar.

O amor ao redor do mundo
Costumes variam muito entre as várias culturas, mesmo quando se trata de demonstrações de afeto. Por isso é necessário conhecer os hábitos em outros países para evitar gafes internacionais. Os japoneses, por exemplo, não beijam em público; e os esquimós substituem o beijo esfregando os narizes. Já em certos países da Europa, o beliscão no traseiro das mulheres é considerado galanteio. O tenor italiano Enrico Caruso, que não sabia que esse não é um hábito universal, foi preso em 1906, nos Estados Unidos ao tentar agradar uma moça.

Mundo atual possui 192 países
Há no mundo atual 192 países, dos quais 146 são repúblicas. Entre as 46 monarquias, 15 integram a Comunidade das Nações Britânicas Independentes e têm como chefe de estado a rainha da Inglaterra. Mas são governados por seus respectivos primeiros-ministros.

Buenos Aires foi fundade em 1580 e tinha população inicial de 100 pessoas
Buenos Aires foi fundada em 1580 por Juan de Garay, na margem ocidental do Rio da Prata. A população inicial era de 100 pessoas - 60 marinheiros espanhóis e 40 mulheres e crianças guaranis, trazidas do Paraguai. Oitenta anos depois, a população crescera para três mil almas. No início do século 20, Buenos Aires estava entre as 10 capitais mais importantes do mundo.