sexta-feira, 22 de maio de 2009

Ensino privado domina educação profissional, diz IBGE

Em São Paulo a rede privada de ensino atende à maioria dos alunos da educação profissional no País: 53,1% das pessoas de 10 anos ou mais que frequentavam em 2007, ou haviam frequentado anteriormente, cursos desse tipo cursaram instituições particulares. As instituições públicas, 22,4% por instituições públicas e 20,6% pelo Sistema S de ensino (Senai, Senac, Sebrae etc.), aponta estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2007.
Aqui no Ceará o Governador Cid Gomes no ano 2008 abriu 25 escolas profissionalizantes; em 2009 mais 25 e em 2010 serão mais 49. Com essa ação, o governo está mostrando preocupação com a formação dos jovens, onde ao terminarem o ensino médio, terão maiores chances de adentrar ao mercado de trabalho.
A cidade de Boa viagem nesse ano, foi contemplada com uma escola profissionalizante onde está iniciando três cursos: Informática, medicina e enfermagem. É uma escola com metas definidas a serem cumpridas, onde todos que dela fazem parte, deve se sentir educador.
Que bom seria, se todos os alunos do ensino médio tivessem o acesso a um curso profissionalizante, onde na própria escola iniciaria uma carreira profissional. No momento não é possivel aqui no Ceará. Mas em breve...