sábado, 15 de outubro de 2011

Horário de verão começa no domingo; adiante seu relógio


O horário brasileiro de verão começa à 0h de domingo. Moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora. Esta edição do horário especial termina em 26 de fevereiro de 2011.

Com 133 dias de duração, o horário de verão 2011/2012 é o mais longo desde 1985. O período mais extenso se deve ao domingo de Carnaval cair no dia 19 de fevereiro, o terceiro domingo do mês - data prevista em decreto para encerrar o horário especial. Devido à coincidência, o fim do horário de verão é adiado em uma semana.

A novidade desta edição é a participação da Bahia, único Estado do Nordeste a alterar os ponteiros. Na última quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff (PT) assinou decreto que incluiu a Bahia no horário especial. O ato foi pedido pelo governador Jacques Wagner (PT), após pressão de empresários baianos. Faziam oito edições que a Bahia ficava de fora do horário de verão.

Para esta edição, o Operador Nacional do Sistema (ONS) elétrico estima em cerca de 4,6% a redução da demanda por energia no horário de pico (entre 18h e 21h) em todo o País - o cálculo foi realizado antes da inclusão da Bahia no esquema especial. Com menos demanda, o ONS calcula uma economia de R$ 75 milhões no período.

Funcionamento dos bancos

A população deve ficar atenta ao horário de funcionamento dos bancos nos Estados sem horário de verão. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências desses locais deverão antecipar em uma hora a abertura e o fechamento das unidades. A medida garante que os documentos acolhidos sejam compensados dentro do prazo.

Nas localidades abaixo, porém, o funcionamento permanecerá inalterado:- Manaus (AM);- Belém (PA) e sua região metropolitana: Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará;- Fortaleza (CE) e sua região metropolitana: Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Euzébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e São Gonçalo do Amarante; - Recife (PE) e sua região metropolitana: Abreu e Lima; Camaragibe; Jaboatão dos Guararapes; Olinda e Paulista.
FONTE:www.jb.com.br