sábado, 6 de agosto de 2011

EXTREMA POBREZA.

Cidades do Sertão Central escapam da miséria

Quixadá > Na próxima semana a secretária extraordinária para Superação da Extrema Pobreza, Ana Fonseca, estará em Fortaleza, para discutir com autoridades do Estado, o plano nacional de superação da extrema pobreza, o Brasil Sem Miséria. No Ceará, mais de 1,5 milhão de pessoas vivem em extrema pobreza. Fortaleza é a quarta cidade do País com maior número de pessoas em situação de miséria. Segundo o secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, são 134 mil.

Além da capital cearense, Caucaia, na região metropolitana, entra na relação dos 50 municípios brasileiros com maior número de habitantes em extrema pobreza. São 33.897. A cidade de Itapipoca, na Zona Norte do Interior tem o maior número de miseráveis, com 33.501. Granja e Juazeiro do Norte veem logo depois, com 25.002 e 24.099, respectivamente. Conforme a lista da Secretária de Desenvolvimento Agrário (SDA) as cidades do Sertão Central, não entraram na relação.

Mesmo assim, metade da população em situação econômica crítica vive na zona rural. Em Quixadá e Quixeramobim já são encontrados moradores de rua. Não passam fome porque recebem auxílio de voluntários. Para mudar esse quadro, no Ceará, o Governo Federal investirá R$ 3,5 milhões em assistência técnica, treinamento e distribuição de sementes de qualidade aos pequenos produtores. A construção de 145 mil cisternas de placa também é meta do Governo, para amenizar os efeitos da seca.

Quem quiser entender melhor como está a situação da miséria no Ceará e no Brasil pode acompanhar a rodada de discussão. O evento, com parceria das secretarias do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Trabalho e Desenvolvimento Social (SDS), será realizado na próxima quarta-feira, 10, a partir das 9 horas da manhã, em um luxuoso ambiente, o Hotel Oásis Atlântico, situado na avenida Beira Mar, com agradável vista para o oceano.

Fonte:Diario do Nordeste