segunda-feira, 18 de julho de 2011

Sul-africanos preparam festa para os 93 anos de Nelson Mandela


Mandela tem feito cada vez menos aparições públicas, e sua saúde é motivo de preocupação entre os sul-africanos.

Segundo a correspondente da BBC em Joanesburgo Nomsa Maseko, ele tem recebido cuidados médicos 24 horas por dia depois que deixou o hospital em janeiro, quando foi tratado de uma infecção respiratória aguda.

Conhecido pelos sul-africanos pelo nome de seu clã, Madiba, Mandela não aparece em público desde a cerimônia de encerramento da Copa do Mundo de 2010, sediada na África do Sul.

A Fundação Nelson Mandela, apoiada pelo secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, afirma que o aniversário do ex-presidente deve inspirar as pessoas a fazer do mundo um lugar melhor. O chefe da fundação, Said Achmat Dangor, comentou os objetivos da ação.

- Se um homem pode dedicar 67 anos de sua vida para fazer o bem para o mundo, imagine o que nós podemos atingir se todos derem somente 67 minutos do seu tempo para fazer o mesmo.

Empresas, instituições de caridade e celebridades sul-africanas anunciaram planos de realizar trabalhos voluntários no aniversário de Mandela. O secretário-geral da ONU também exaltou a ideia.

- A melhor maneira que temos para agradecer Nelson Mandela por seu trabalho é agindo em favor dos outros e inspirando a mudança.

Comunicado de Obama

Em um comunicado divulgado antes da ocasião, o presidente americano, Barack Obama, disse que a vida e o legado de Mandela são exemplos de "sabedoria, força e graça"


No mês passado, a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, e suas filhas encontraram-se com Mandela no mês passado, em Joanesburgo.

Obama disse que o tempo que sua família passou com o ex-líder sul-africano foi "a parte mais comovente de sua viagem".

Depois de deixar a cadeia, em 1990, depois de 27 anos preso, Mandela liderou o partido do Congresso Nacional Africano a uma vitória esmagadora nas eleições de 1994, na primeira vez em que a maioria negra da África do Sul teve direito ao voto.

Mandela cumpriu apenas um mandato de presidente, deixando o cargo em 1999, entregando o posto a Thabo Mbeki.
Fonte:noticias.r7.com