quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ronaldo dá adeus à Seleção. Equipe vence a Romênia por 1 a 0




Em partida que serviu ao mesmo tempo como despedida de Ronaldo da Seleção e última chance de preparação do time de Mano Menezes para a Copa América, o Brasil teve atuação sem sustos e bateu a Romênia por 1 a 0, com gol de Fred, nesta terça-feira, no Estádio do Pacaembu.
A partida teve domínio total do Brasil desde o primeiro minuto, mas a marcação forte dos romenos e o desentrosamento do time verde-amarelo impediu um espetáculo no Pacaembu. Fred aproveitou jogada de Neymar para fazer o único gol do jogo aos 21min do primeiro tempo e depois deu lugar a Ronaldo, que foi ovacionado, mas perdeu três oportunidades de gol em 15 minutos em campo.

Primeiro tempo: Brasil domina e Ronaldo perde três chances

Mano fez uma alteração de última hora na escalação da Seleção, colocando em campo Jadson com a camisa 10; o meia do Shakhtar Donetsk atuou na armação mais à esquerda, enquanto Elias ficou à direita, e Sandro foi o volante do meio de campo. Na frente, a linha formada por Robinho, Fred e Neymar foi mantida. Já a Romênia, repleta de ausências, entrou em campo em um 4-2-3-1, com o destaque Ciprian Marica como único atacante.

O Brasil tomou as rédeas da partida desde o início, enquanto a Romênia se contentava em recuar e marcar com nove homens atrás da linha da bola. A primeira chance veio aos 4min: em cobrança de falta ensaiada, Fred pegou muito mal e isolou. Com 11min, Neymar recebeu boa bola de Jadson pela direita em contra-ataque, deu drible seco no zagueiro e finalizou de esquerda, mas o tiro subiu demais.

Apesar do domínio da Seleção, a marcação forte do time europeu impedia os jogadores da casa de dar o espetáculo tão desejado pela torcida. Por isso, aos 15min, já começaram os primeiros pedidos por Ronaldo. Em campo, o mais ousado da equipe da casa era - assim como no empate sem gols diante da Holanda - Neymar. Aos 18min, o atacante santista entortou a marcação pela direita e cruzou para Fred, que errou o voleio.

O gol brasileiro ia amadurecendo: aos 19min, Maicon arrancou pela direita, cruzou forte e a bola ficou com Robinho do outro lado, mas o chute do camisa 7 acertou a rede pelo lado de fora. Logo quando as vaias da torcida já começavam a ficar evidentes, o primeiro gol saiu. Neymar recebeu de Jadson na esquerda da área, limpou o goleiro Tatarusanu e cruzou para Fred, livre, só escorar para as redes. Na comemoração, todos os jogadores imitaram o gesto característico de Ronaldo, balançando o dedo indicador.

Mostrando pouca criatividade e acuada na defesa, a Romênia só foi chegar aos 24min, na bola parada: Muresan bateu falta de muito longe e a bola raspou no travessão de Victor antes de sair por cima. Dois minutos depois, Robinho teve a chance de ampliar a vantagem brasileira ao sair na cara do gol, mas bateu muito mal e praticamente recuou a bola para o goleiro.

O astro da noite enfim entrou em campo aos 30min, no lugar de Fred, para delírio das arquibancadas do Pacaembu. Ronaldo se movimentou bem na frente e teve sua primeira chance aos 35min: após tabela com Neymar, ele recebeu na pequena área, mas chutou em cima do goleiro e perdeu gol fácil.

O Brasil seguia dominando a posse de bola e escapando da marcação romena com facilidade cada vez maior. Aos 39min, Robinho driblou dentro da área e rolou para Ronaldo, livre, de frente para o gol; o camisa 9, porém, pegou mal de primeira e mandou para fora, desperdiçando nova oportunidade clara. Três minutos depois, de novo Ronaldo recebeu na área e finalizou de primeira - desta vez, o mérito foi do goleiro Tatarusanu, que caiu bem para praticar a defesa.

O maior artilheiro da história das Copas do Mundo não pegou mais na bola até o apito do árbitro argentino Sergio Pezzotta que sinalizou o final do primeiro tempo. Emocionado, Ronaldo deu uma volta olímpica, agradeceu à torcida e pediu desculpas pelos três.
Fonte:www.jb.com.br