quarta-feira, 1 de junho de 2011

De pequena oficina a grupo bilionário


Tradicional produtora de talheres, Tramontina chega aos 100 anos fabricando de panelas a móveis, com vendas de R$ 2,5 bilhões

A Tramontina, tradicional fabricante de artigos de cutelaria, chega aos cem anos com uma lista diversificada de produtos em seu portfólio, que vai de móveis de plástico e madeira para jardim e piscina até cubas de inox para pias, aspiradores de pó e “cooktops”. São dez fábricas no Brasil responsáveis pela criação e produção de 17 mil itens, que podem ser encontrados em residências de 118 países para os quais a companhia exporta.
A cada dia, saem das linhas de produção da companhia 200 mil facas, 85 mil panelas antiaderentes e 12 mil panelas de inox, para citar alguns exemplos. A empresa é uma das poucas do setor que ainda fabrica talheres no País. “A Tramontina só importa matéria-prima. A transformação é toda feita aqui”, conta Todson Marcelo Andrade, presidente da Câmara Municipal de Carlos Barbosa, cidade gaúcha que abriga quatro fábricas da empresa, e presidente do sindicato dos metalúrgicos local. “Eles fabricam 70% das cubas vendidas no mercado nacional. No ano passado, foram mais de 400 mil cubas que saíram da unidade, que tem 200 funcionários”, relata o vereador.

“A Tramontina é uma das grandes empresas da região de Caxias do Sul”, afirma Odacir Conte, diretor-executivo do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs). Ele conta que ela integra um seleto grupo de companhias locais internacionalmente conhecidas, como a fabricante de ônibus Marcopolo ou a produtora de implementos agrícolas Randon.
Mais em:economia.ig.com.br