quinta-feira, 21 de abril de 2011

Vila faz bolo de 21m em homenagem a Tiradentes, em Salvador



É o sétimo ano que a Vila Tiradentes homenageia a Inconfidência.


Moradores da Vila Tiradentes, do bairro de São Caetano, em Salvador, há sete anos fazem um bolo de 21 metros para marcar a Dia de Tiradentes e lembrar a história de Joaquim José da Silva Xavier, o mártir nacional e líder da Inconfidência Mineira.

O líder comunitário do bairro, que também se chama Joaquim, conta que o bolo grande começou a ser produzido na noite desta quarta-feira (20), a partir de 75 bolos menores. Ele disse que foram gastos cerca de 93 quilos de massa para bolo, 450 ovos, cerca de 38 litros de leite e 15 quilos de manteiga. O bolo começou a ser distribuído para a comunidade às 9h desta quinta-feira (21).

Tiradentes

Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier) (1746-1792) é considerado o grande mártir da independência do Brasil. Nasceu na fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei, em Minas Gerais. Filho de um pequeno fazendeiro, Tiradentes ficou órfão aos 11 anos. Foi mascate (vendedor ambulante), pesquisou minerais, médico prático e se tornou conhecido, na sua época, na então capitânia onde morava, pela habilidade com que arrancava e colocava novos dentes feitos por ele mesmo, com grande arte.

Na vida militar, ele pertenceu ao Regimento de Dragões de Minas Gerais e chegou ao posto de alferes, comandando uma patrulha de ronda do mato, prendendo ladrões e assassinos.

Em 1789, quando o Brasil-colônia começava a apresentar progresso material e a população crescia, os colonos começaram a ter um sentimento de autonomia pasando a querer independência do País do domínio português.

Houve, então, em Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, uma conspiração comandada por Tiradentes, com o fim de libertar o Brasil do jugo português e proclamar a República.

O movimento revolucionário ficou apenas em teoria, pois não chegou a se realizar. Em março de 1789, o coronel Joaquim Silvério dos Reis, que se fingia amigo e companheiro, traiu os inconfidentes, denunciando o movimento ao governador.

Tiradentes, que estava no Rio de Janeiro, foi preso e processado.

O processo durou três anos e a sentença dos prisioneiros conjurados foi a morte por enforcamento. No dia seguinte uma nova sentença modificava a anterior, mantendo a pena de morte somente para Tiradentes.

Tiradentes foi enforcado a 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado, sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica. Sua casa foi arrasada e seus descendentes foram declarados infames.
Fonte:G1.com