segunda-feira, 18 de abril de 2011

Há 129 anos nascia o escritor Monteiro Lobato



Em 18 de abril de 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, criador de alguns dos personagens mais famosos da literatura infantil brasileira, como a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa e a Tia Nastácia, mais tradicionalmente relacionados ao Sítio do Picapau Amarelo.

Em comemoração à data, o Google fez uma montagem especial com sua logo, mostrando a boneca de pano Emília e a espiga de milho, o Visconde de Sabugosa. Além destes, outros personagens conhecidos são Narizinho, Pedrinho e a avó dos dois, Dona Benta.

Nascido José Bento Renato Monteiro Lobato, o criador do Sítio do Picapau Amarelo não escreveu apenas obras infantis, mas também se dedicou à tradução e à literatura adulta. O escritor morreu no dia 4 de julho de 1948, de um espasmo cerebral.

Famoso por seu envolvimento com a indústria do petróleo, Lobato chegou a fundar várias empresas de perfuração, em negócio que o levou ao desgosto e posteriormente à falência.

Sua obra infantil é conhecida por misturar elementos do folclore e das lendas brasileiras com os personagens da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.

As histórias passadas no Sítio do Picapau Amarelo inspiraram cinco séries de televisão. Duas foram produzidas pela TV Tupi, nos anos 50 e 60; uma na TV Cultura de São Paulo, em 1964, e as duas últimas pela Rede Globo. A primeira série global foi veiculada entre 1977 e 1986, e a segunda, de 2001 a 2007.

Em 2018, quando completarão 70 anos de sua morte, o legado de Monteiro Lobato entrará em domínio público.
Fonte:Jornal o povo