segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Relembrando o AI-5 no Brasil

Honduras baixa seu AI-5 e situação do Brasil se agrava
O governo de Honduras baixou na noite de domingo um AI-5. O decreto que eles baixaram a gente conhece bem: suspensão dos direitos individuais, dos direitos de reunião e censura à imprensa. Os três juntos são o AI-5, que agravou a ditadura no Brasil.
O governo golpista de Honduras está enlouquecido. Não reconhece organismos internacionais e nem leis mínimas da democracia. O grupo da OEA que desembarcou para intermediar uma solução foi embarcado de volta do aeroporto.
Agora, ameaçam tirar o direito do Brasil de ter uma embaixada no país. O Brasil está em uma situação complicada e ambígua. Tem um hóspede que não é um asilado político e que não respeita as leis que instituem asilo político.
O Brasil não reconhece o governo de Honduras e afirma que não aceita ultimato de golpistas. Então a Embaixada do Brasil é uma representação junto a quem? O governo de Honduras ameaça agora retirar a imunidade da embaixada brasileira. As pessoas que trabalham na embaixada estão em risco.
O presidente deposto Manuel Zelaya é um Cavalo de Tróia na embaixada, colocado por Hugo Chávez. O Brasil deveria pedir ajuda internacional para tirá-lo de lá, fechar a embaixada e ir embora do país.
É um erro desde o começo. O caminho seria uma eleição livre para que o próximo governo resolva problemas constitucionais e institucionais de Honduras. Mas o Brasil acabou entrando em uma briga de rua.
Fonte: Mirian Leitão na CBN.